Entrevistamos Guillermo Fluck Vieira, especialista em química.
Veja o resultado:
1 - Você gosta de trabalhar com Química? Por que?
Gosto muito porque está presente desde a origem da vida até nossos dias com permanentes transformações.
2- Para você a química esta presente em nosso cotidiano?
Posso dizer que TUDO AO NOSSO REDOR ENVOLVE A
QUÍMICA.
As reações químicas ocorrem constantemente no ambiente, nas fábricas, nos veículos e em nosso corpo. Em uma reação química, um ou mais tipos de matéria se transformam em um novo tipo — ou em vários novos tipos — de matéria. A vida tal como a conhecemos não existiria sem esses processos: as plantas não poderiam realizar a fotossíntese, os automóveis não se moveriam, os músculos não teriam força, a cola não grudaria e o fogo não poderia arder.
Química é tudo, está em todos os lugares, por todos os cantos, onde menos podemos imaginar. A Química se faz presente em muitos setores como: alimentício; setor dos fármacos; setor de solventes, óleos e graxas; indústria petroquímica; adubos e fertilizantes; cosméticos e perfumaria; tintas; colas; fábricas de papel e celulose; indústria do cimento; metalúrgicas; borrachas e plásticos; cervejarias; saneamento básico; sabões e detergentes; setor têxtil; setor automobilístico; nutrição veterinária; geologia; astronomia; medicina; gastronomia; etc.
3- A química e importante para ser discutida nas escolas? Por que?
Não só é importante como obrigatório pelo simples fato de estar presente em nosso dia a dia. Nosso comportamento pode vir a gerar transformações químicas que prejudicam o meio ambiente, nossa saúde, nosso relacionamento com os demais, e em determinados casos com graves conseqüências futuras . Discutimos no dia a dia de economia, esporte, teatro, e muitas outras coisas, mas esquecemos dos componentes químicos de nosso material escolar, roupa do dia, alimentos e outros elementos de uso rotineiro que na maioria dos casos desconhecemos sua composição, e pior ainda como eles devem ser descartados.
Se fazem programas de TV sobre receitas de comidas e não se estuda a química dos alimentos, como eles podem ser "especialistas" ?
4- Como, através da química você poderia ajudar o meio ambiente?
Como existem processos químicos que prejudicam o meio ambiente, seja em forma direta ou indireta, também temos a possibilidade de vir a ajudar ao meio ambiente. Em nosso caso particular trabalhamos com antioxidantes e reguladores de acidez para proteger óleos e gorduras. É muito bom comer uma batata frita, só que nunca pensamos nas consequências do óleo que foi utilizado para fritar estas batatas e muitas vezes estes óleos terminam na rede fluvial para logo contaminar nossos rios. Nós tratamos estes óleos residuais para serem utilizados em outras indústrias como as de Biodiesel. Podemos também, transformar estes óleos em combustível só que caso eles se “oxidem” podem vir a prejudicar a vida útil dos motores.
5- Você tem alguma mensagem final para falar para a turma?
Nunca se conformem com aquilo que chega pronto, procurem a origem das coisas que assim poderão entender e apreciar o sentido básico do que esta ao nosso redor. Prestar muita atenção a processos e costumes de épocas remotas já que guardam a essência de muitas coisas de nosso dia a dia que comumente nos parecem “novidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário